Internação para Adolescentes A internação para adolescentes é fundamental quando se detecta a propensão do individuo ao vício e deve ser avaliada com cautela, com auxílio de profissionais qualificados para entender o espaço do jovem.

Os grandes males decorrente do consumo de drogas desestabilizam cada vez mais à estrutura familiar das pessoas. A dependência química é um dos maiores problemas que o homem pode enfrentar durante sua vida e nem sempre o indivíduo conseguirá se recuperar bem deste mal. Com a evolução das drogas e a popularização de novas substâncias químicas para consumo, a lista de consequências em razão delas também aumentou, causando estragos ainda maiores para os seus consumidores. Tais indivíduos perdem suas personalidades e controle emocional, tornando-se alvos cada vez mais fáceis para as drogas.

Para a nossa realidade atual, o panorama indica o crescimento no número de usuários mais jovens, especificamente, os nossos adolescentes. Através de escolas, más companhias, além de sites e fóruns na internet, os jovens entram neste novo universo paralelo ainda mais despreparados e expostos aos piores resultados que uma substância pode vir a oferecer. O álcool, a maconha, os inalantes (lança-perfumes, lolo) e mais alguns outros exemplos, formam o principal grupo de ataque aos adolescentes que acabam sendo convencidos a dar o primeiro passo de experimentar a droga e então desenvolver o vício aos poucos.

A internação para adolescentes, e seu consequente tratamento, é um dos processos mais importantes para a reabilitação de uma pessoa. Nesse estágio da vida, a recuperação possibilita ao paciente uma nova chance em voltar aos projetos e sonhos pessoais. Mais do que isso, o paciente conquista a oportunidade em construir toda a sua vida por inteiro, ainda que os problemas em sua formação tenham dificultado o processo. Com o crescimento do tráfico dentro das escolas, a internação para adolescentes precisa ser solicitada com maior agilidade.

A adolescência é fase onde o indivíduo conhece e experimenta os seus primeiros movimentos por conta própria. Desde os primeiros beijos e festinhas entre amigos, até as primeiras doses de álcool e algumas outras drogas lícitas. Segundo o levantamento de várias pesquisas, os adolescentes entram cada vez mais cedo dentro do universo das drogas, seja por sua popularização ou pela tolerância dos pais que nem sempre enxergam os problemas gerados a partir dos primeiros goles.

Das escolas e suas tradicionais festinhas ‘sociais’ surgem os primeiros indícios dos vícios, uma vez que os jovens começam a interagir com novas amizades e acabam sendo atraídos pelos efeitos momentâneos das drogas e todo o universo fictício passageiro. O que fica depois disso, são os efeitos altamente prejudiciais para o organismo de uma pessoa já desenvolvida, quem dirá de um indivíduo em formação.

Por que a internação para adolescentes é necessária

Durante a puberdade, em geral, o comportamento dos indivíduos torna-se mais rebelde, devido a más companhias, hormônios aflorando, sensação de empoderamento e outros fatores que afetam a personalidade dos jovens.

É nesta fase que os adolescentes começam com as experimentações, ampliando a propensão ao vício. É necessário, portanto, alienar o jovem das influências externas, através da internação para adolescente, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos. A Clínica e Hospital Terapêutico Vida Serena entende a dificuldade e extrema delicadeza que a situação proporciona para o adolescente e seus familiares. Para isto, contamos com alojamentos específicos aos adolescentes, programa terapêutico individualizado caso a caso, profissionais Clinicos, psicólogos e psicopedagogas especializados neste tipo de procedimento para que a internação do paciente seja realizada com os devidos cuidados, estimulando o próprio adolescente a participar do tratamento com maior motivação. Entre em contato com a nossa equipe e entenda como funciona cada um de nossos procedimentos, a sua iniciativa será fundamental para alcançar o êxito na recuperação.